Buscar
  • Ana Letícia Barbosa

Decidi mudar, e agora? Parte 1/2 - Áreas Secas


Vira e mexe a gente sente quando precisamos dar uma renovada no ambiente. Muitas vezes não sabemos nem o quê/como queremos renovar, só sentimos a necessidade de mudar mesmo, afinal, na hora que o bichinho da mudança vem, não há o que o afaste.


Não sabe como começar? Qual a ordem do que precisa fazer? Então vem que eu te explico!


Para começar, queria dizer que montei uma ordem que pode te ajudar a organizar, mas é preciso pontuar que eu não estou falando de nenhuma GRANDE MUDANÇA, nada de quebrar parede nem nada. Se essa for sua vontade, eu aconselho procurar um profissional da área (tipo euzinha, hehe), afinal, nunca se sabe se uma parede que você quer quebrar é um pilar, e para tal é preciso cuidado!


Mas enfim, voltando ao tema do post, vou tratar das áreas secas, ou seja, quarto, sala, escritório, tudo que não envolve água.


Separei em 2 porque, apesar de muitas coisas seguirem a mesma linha de raciocínio, a presença da água e dos encanamentos é algo que requer certa atenção, porque né, não queremos que seu lar vire uma piscina, certo?


Bom, vamos lá:


1-Primeiro de tudo, saiba o que você quer fazer para renovar seu ambiente, busque no pinterest, google, instagram, facebook, enfim, busque referências do que você quer fazer. Salve numa pasta, no celular, na nuvem, onde julgar ser melhor, mas tenha isso de forma clara em sua cabeça (nesse ponto, não quero dizer que você não pode mudar no meio do processo. Mas essa clareza até no planejamento de tinta, das coisas a serem vistas, etc).


2-Tenha em mente o seu orçamento, quanto você pode/quer gastar para conseguir alcançar essa mudança. Priorize os itens básicos primeiro (se for o caso) para então partir para os itens decorativos. Deste valor, separe 10% para "emergências"/"gastos extras".


3-Desenhe uma planta básica do ambiente com todas as informações presentes para se organizar melhor e ter uma noção de proporções (vai que precisa né)


4-Peça o orçamento para os profissionais que estarão envolvidos nessa mudança (eletricista, gesseiro, carpinteiro...) e pergunte se o trabalho destes interfere em algum outro, assim fica mais fácil de organizar a agenda de quem vai antes de quem.


5-Com o orçamento dos profissionais aprovado, faça os pedidos dos itens que serão modificados em primeiro


6-Prepare o local que será mudado, tire o que tiver danificado, remova o que for necessário (fiação elétrica antiga - se necessário-; papel de parede antigo - se for o caso-; e etc.)


7-Comece pela parte elétrica (se tiver algo para mexer)


8-Faça o reboco das paredes e do teto (se necessário) - e depois de 2 semanas chame o gesseiro (se for necessário)


9-Se pensar em mudar o piso, essa é a hora!


10-Instale os itens de marcenaria


11-Hora da pintura ! Libere seu lado Picasso! Pinte teto - parede - batentes e portas (nessa ordem)


12- Finalize as instalações elétricas (colocando as luminárias, interruptores e tomadas) - Nesse caso, independente se você for mexer ou não com a elétrica, é interessante tirar quando for pintar para não danificar nada-


13- Hora dos toques finais! Fure e instale o que estiver faltando e for necessário


14- Decore do seu jeitinho ! Nada melhor do que deixar seu cantinho com a sua cara!


Em vias gerais é isso ! Claro que é sempre bom dar uma olhada, conversar com um profissional para sanar suas dúvidas e mudar com tranquilidade o seu cantinho !


Espero que ajude vocês e se mudarem algo, me contem, vou ficar feliz em saber !


Mãos a obra!!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo